No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo.
Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros.
Muitos desses seres pareciam vir de contos de fadas, como os Litopternos, que eram uma estranha mistura de de cavalo e anta. Eram muito grandes e chegavam a medir três metros de comprimento. Sua cabeça era semelhante a de um cavalo e tinha também uma tromba de anta. Costumavam frequentar regiões mais pantanosas nas margens das lagoas.
Apesar de o desaparecimento da Megafauna ser recente ainda não se tem uma explicação plausível. Sabemos que pode ser em razão do clima, que teve uma mudança brusca na época, mas também temos razão para acreditar que tenha sido em razão da caça predatória.
Mas, por acaso, você já parou para pensar porque não existe nenhum indício de caça feita pelos humanos em relação a esses animais?
Através de uma entrevista feita para um paleontólogo foi possível descobrir a razão disso. Quando um desses animais sofria ataques de humanos suas feridas cicatrizavam rápido demais, não o deixando ferido por muito tempo e tornando a caça mais complicada. Além de os animais da Megafauna serem de um tamanho muito superior ao dos humanos tinham mais força e rapidez, deixando mais difícil ainda com um corpo que cicatrizava rápido. Atualmente podemos deduzir isso porque foram feitas tomografias em restos de uma espécie próxima a dos elefantes onde foi possível revelar uma pequena saliência que poderia ter sido em razão de uma lança jogada por um humano.
Fontes:
- http://scienceblogs.com.br/carbono14/2009/06/megafauna_brasileira_dificil_d/
- Livro: História Ilustrada do Rio Grande do Sul, RBS publicações, página 17/18.
Comentários
Postar um comentário