Pular para o conteúdo principal

Guerra Fria, um conflito entre URSS e EUA

A gerra fria foi uma guerra sem embate militar direto e declarado. Durou de 1945 a 1991, tendo início logo após a Segunda Guerra Mundial.
Foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, em que os EUA acreditavam e lutavam pelo capitalismo, enquanto a União Soviética acreditava numa ideia contrária, a do comunismo.
Inicialmente precisamos saber a diferença entre capitalismo e comunismo. Podemos definir capitalismo como um sistema que se baseia na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, enquanto comunismo é um sistema que se baseia em um partido único, economia planificada, igualdade social e falta de democracia.
Então, na segunda metade da década de 1940 até 1989 essas duas grandes potências tentaram implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos. 
A Guerra Fria não foi um conflito propriamente aramado, pois tanto a URSS quanto os EUA tinham grandes armas e bombas nucleares que, se fossem usadas diretamente, iriam acabar com a existência de seus países, dos países próximos e provavelmente da vida na Terra. Portanto, decidiram que não seria vantajoso para nenhum dos lados ou países existentes uma guerra daquela proporção.
Porém, ambos os países acabaram alimentando outros conflitos em outros países, fazendo surgir mais guerras, como a guerra da Coreia ou a do Vietnã.
A guerra da Coreia foi um conflito armado de grandes proporções. Depois da Revolução Maoísta na China o país sofreu muita pressão para se tornar socialista. A região sul da Coreia resiste, e com o apoio militar dos EUA defende seus interesses e resiste às pressões impostas. A guerra durou dois anos, terminando em 1953, com a divisão da Coreia em duas, a do Norte e a do Sul. Foi dividida no paralelo 38. Então, acabou que a Coreia do Norte ficou com o sistema comunista, sobre influência soviética, enquanto a Coreia do Sul manteve o sistema capitalista, que conquistou com o apoio dos EUA.
A Guerra do Vietnã ocorreu entre 1959 e 1975 e contou com a intervenção direta dos EUA e URSS. Os soldados norte-americanos, apesar de todo aparato tecnológico, tiveram dificuldades em enfrentar os soldados vietcongues (apoiados pelos soviéticos) nas florestas tropicais do país. Milhares de pessoas morreram nos combates. Os EUA saíram derrotados e tiveram que abandonar o território vietnamita de forma vergonhosa em 1975. O Vietnã passou a seguir o sistema socialista.
Importante realçar também, que após a Segunda Guerra, a Alemanha foi dividida em duas áreas de ocupação entre os países vencedores. A República Democrática da Alemanha, com capital em Berlim, ficou sendo zona de influência soviética e, portanto, socialista. A República Federal da Alemanha, com capital em Bonn (parte capitalista), ficou sob a influência dos países capitalistas. A cidade de Berlim foi dividida entre as quatro forças que venceram a guerra: URSS, EUA, França e Inglaterra. Em 1961 foi levantado o Muro de Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra socialista.
A falta de democracia, o atraso econômico e a crise nas repúblicas soviéticas foram os fatores que mais influenciaram para acelerar a crise do socialismo no final da década de 1980. Em 1989 cai o Muro de Berlim e as duas Alemanhas são reunificadas. No começo da década de 1990, o então presidente da União Soviética, Gorbachev, começou a acelerar o fim do socialismo naquele país e nos aliados. Com reformas econômicas, acordos com os EUA e mudanças políticas, o sistema foi se enfraquecendo. Era o fim de um período de embates políticos, ideológicos e militares. O capitalismo vitorioso, aos poucos, iria sendo implantado nos países socialistas.
Gorbachev, presidente russo, ficou conhecido por ser o último líder da União Soviética.
Mas, afinal, o que foram os planos Marshall e COMECON? O plano Marshall foi um plano realizado no fim da década de 1940 nos Estados Unidos. Colocaram, então, em ação esse plano, oferecendo ajuda econômica, principalmente através de empréstimos, para reconstruir os países capitalistas afetados pela Segunda Guerra Mundial. Já o plano COMECON, foi um pensamento realizado pela URSS em 1949, com o objetivo de garantir auxílio mútuo entre países socialistas.

Resultado de imagem para URSS


Imagem relacionada


FONTES:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Megafauna

Depois de os dinossauros serem extintos, alguns mamíferos encontraram condições favoráveis para evoluir e começar a dominar a Terra. Esses mamíferos se desenvolveram tanto e acabaram se tornando gigantes. Eles habitaram o Rio Grande do Sul e os fósseis mais antigos já encontrados são de cerca de 120 mil anos. No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo. Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros. Muitos desses seres pareciam vi

A história da Mesopotâmia.

As primeiras civilizações que se tem conhecimento surgiram entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, esses rios abrangem o território da Turquia, da Síria e do Iraque e desaguam, por fim, no Golfo Pérsico. A região entre esses rios era chamada de Mesopotâmia (terra entre rios) pelos gregos.  Os seres humanos que viveram nessa época nessa região construíram recursos hídricos para maior utilização dos recursos que a natureza oferecia. Eram estes: barragens e canais para represar e distribuir a água para lugares mais secos do que o normal e sistemas de drenagem para os campos mais alagados. Essas ferramentas quando instaladas ajudaram na agricultura e na criação de animais, no crescimento da população e no surgimento das primeiras aldeias. Cerca de 3000 a.C., as cidades eram muito importantes. Inicialmente eram independentes e cada uma delas tinha um sacerdote que governava no seu próprio templo, administrando e mantendo-as em ordem. Posteriormente as coisas mudaram e à medida q