Existem diversas versões para explicar as origens de vida na Terra. A linha de pensamento que se apoia em crenças religiosas é chamada de criacionismo, e a que se apoia em hipóteses de evolução é chamada de evolucionismo.
As pessoas que acreditam no criacionismo, defendem que tudo que existe foi criado por um Deus superior, inteligente e eterno. Atualmente, a visão criacionista que tem o maior número de seguidores foi feita com base no livro Gênesis, da Bíblia. O livro defende que Deus criou a terra, a luz, os vegetais, os astros, os animais e por último o homem, que teria sido feito para habitar o mundo recém formado, que seria posteriormente chamado de planeta Terra.
Porém, a teoria mais aceita atualmente é a do evolucionismo. De acordo com essa versão os seres vivos passam por diversas transformações ao longo do tempo, se diversificando e dando origem a novas espécies.
No século 19, Charles Darwin e Alfred Wallace concluíram em suas pesquisas que os seres vivos que melhor se adaptam ao ambiente tem características que lhes permitem sobreviver, desse modo podem transmitir para outras gerações, enquanto os menos adaptados tendem a a desaparecer. Eles chamaram isso de seleção natural.
Existem teorias que misturam um pouco de criacionismo e um pouco de evolucionismo. A teoria do Design Inteligente, por exemplo, acredita que por trás da evolução existe um ser superior, projetista e inteligente que é responsável por ordenar a evolução na Terra.
Teoria do criacionismo |
Teoria do Design Inteligente |
Teoria do evolucionismo Fontes:
Livro de ciências Araribá Plus- 6° ano
|
Muito legal filha!
ResponderExcluirAmei!!! Parabéns pelo trabalho no blog minha afilhadinha amada! Bjs com saudades da dinda!
ResponderExcluirObrigada, levo muito em consideração a opinião de quem gosta dos assuntos que escrevo! Também estou com saudades! Bjs
Excluir