Pular para o conteúdo principal

Você conhece a Esfinge Egípcia?

Você conhece a Esfinge? Ela é uma criatura tradicionalmente apresentada com um corpo de leão e cabeça de ser humano, surgiu no Egito por volta de 2.800 a.C.
A sua cabeça geralmente não representava fêmeas, como muitos acreditam, e sim faraós. Se tornou uma tradição egípcia esculpirem as cabeças deles em seus túmulos para apresentar e caracterizar sua relação com a poderosa Sekhmet, uma divindade solar que representava uma leoa. Podemos dizer então, que ela representa a guarda e o descanso dos maiores faraós que lá habitavam, prejudicando todos que desejassem fazer o contrário.
Ela afligia a cidade de Tebas porque desafiava as pessoas com um enigma: “Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?”, como ninguém descobria ela os devorava. Até que um dia Édipo, filho de Laio, pensou mais além que todos e desafiou corajosamente a esfinge, descobrindo a resposta de seu enigma: "O homem, pois engatinha na infância, anda ereto na idade adulta e na velhice necessita da ajuda da bengala". A Esfinge ficou furiosa, e por causa de tamanha frustração se jogou de um precipício e pereceu. 
Tem cerca de 6 metros de altura e 20 de largura, além de ser a maior escultura já esculpida em apenas um bloco de pedra na história. 
Na mitologia ela tinha habilidades incríveis, como se transformar em panteras, bois e leões ou até em imensas feras, que quando morriam petrificadas desse modo acabavam voltando a sua forma normal, que pelo que a lenda diz, sairia de dentro da mesma com muita facilidade.  
A maior e mais famosa esfinge é a de Gizé, ela tem um pequeno templo localizado entre suas patas e infelizmente tem mais nariz devido ao vandalismo feito através de bombardeio. 
Pelo que a história conta, a Esfinge já esteve coberta e enterrada na areia diversas vezes e existe uma lenda que explica como ela foi desenterrada em uma das vezes. Entre as patas da Esfinge existe uma estrela chamada de "Estrela do Sonho", nela está escrita a história do lugar. Conta que Tutmés IV, conhecido também como Tutmósis, adormeceu sobre a esfinge que estaria coberta de areia até o pescoço e sonhou que a ela tinha prometido-lhe que se ele a desenterrasse ela iria transformá-lo no futuro rei do Egito. Ele teria a desenterrado e se tornado um grande rei, mesmo seu reinado durando pouco tempo, cerca de dez anos. A época de seu reinado teria sido um período de muita paz no Egito.

Esfinge de Gizé

Estatueta do grande rei Tutmés.


Fontes:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Fria, um conflito entre URSS e EUA

A gerra fria foi uma guerra sem embate militar direto e declarado. Durou de 1945 a 1991, tendo início logo após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, em que os EUA acreditavam e lutavam pelo capitalismo, enquanto a União Soviética acreditava numa ideia contrária, a do comunismo. Inicialmente precisamos saber a diferença entre capitalismo e comunismo. Podemos definir capitalismo como um sistema que se baseia na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, enquanto comunismo é um sistema que se baseia em um partido único, economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Então, na segunda metade da década de 1940 até 1989 essas duas grandes potências tentaram implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos.  A Guerra Fria não foi um conflito propriamente aramado, pois tanto a URSS quanto os EUA tinham grandes armas e bombas nucleares que, se fossem usadas diretamente, iriam acabar com a ex

Megafauna

Depois de os dinossauros serem extintos, alguns mamíferos encontraram condições favoráveis para evoluir e começar a dominar a Terra. Esses mamíferos se desenvolveram tanto e acabaram se tornando gigantes. Eles habitaram o Rio Grande do Sul e os fósseis mais antigos já encontrados são de cerca de 120 mil anos. No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo. Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros. Muitos desses seres pareciam vi

A história da Mesopotâmia.

As primeiras civilizações que se tem conhecimento surgiram entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, esses rios abrangem o território da Turquia, da Síria e do Iraque e desaguam, por fim, no Golfo Pérsico. A região entre esses rios era chamada de Mesopotâmia (terra entre rios) pelos gregos.  Os seres humanos que viveram nessa época nessa região construíram recursos hídricos para maior utilização dos recursos que a natureza oferecia. Eram estes: barragens e canais para represar e distribuir a água para lugares mais secos do que o normal e sistemas de drenagem para os campos mais alagados. Essas ferramentas quando instaladas ajudaram na agricultura e na criação de animais, no crescimento da população e no surgimento das primeiras aldeias. Cerca de 3000 a.C., as cidades eram muito importantes. Inicialmente eram independentes e cada uma delas tinha um sacerdote que governava no seu próprio templo, administrando e mantendo-as em ordem. Posteriormente as coisas mudaram e à medida q