Você conhece a Esfinge? Ela é uma criatura tradicionalmente apresentada com um corpo de leão e cabeça de ser humano, surgiu no Egito por volta de 2.800 a.C.
A sua cabeça geralmente não representava fêmeas, como muitos acreditam, e sim faraós. Se tornou uma tradição egípcia esculpirem as cabeças deles em seus túmulos para apresentar e caracterizar sua relação com a poderosa Sekhmet, uma divindade solar que representava uma leoa. Podemos dizer então, que ela representa a guarda e o descanso dos maiores faraós que lá habitavam, prejudicando todos que desejassem fazer o contrário.
Ela afligia a cidade de Tebas porque desafiava as pessoas com um enigma: “Que animal anda pela manhã sobre quatro patas, a tarde sobre duas e a noite sobre três?”, como ninguém descobria ela os devorava. Até que um dia Édipo, filho de Laio, pensou mais além que todos e desafiou corajosamente a esfinge, descobrindo a resposta de seu enigma: "O homem, pois engatinha na infância, anda ereto na idade adulta e na velhice necessita da ajuda da bengala". A Esfinge ficou furiosa, e por causa de tamanha frustração se jogou de um precipício e pereceu.
Tem cerca de 6 metros de altura e 20 de largura, além de ser a maior escultura já esculpida em apenas um bloco de pedra na história.
Tem cerca de 6 metros de altura e 20 de largura, além de ser a maior escultura já esculpida em apenas um bloco de pedra na história.
Na mitologia ela tinha habilidades incríveis, como se transformar em panteras, bois e leões ou até em imensas feras, que quando morriam petrificadas desse modo acabavam voltando a sua forma normal, que pelo que a lenda diz, sairia de dentro da mesma com muita facilidade.
A maior e mais famosa esfinge é a de Gizé, ela tem um pequeno templo localizado entre suas patas e infelizmente tem mais nariz devido ao vandalismo feito através de bombardeio.
Pelo que a história conta, a Esfinge já esteve coberta e enterrada na areia diversas vezes e existe uma lenda que explica como ela foi desenterrada em uma das vezes. Entre as patas da Esfinge existe uma estrela chamada de "Estrela do Sonho", nela está escrita a história do lugar. Conta que Tutmés IV, conhecido também como Tutmósis, adormeceu sobre a esfinge que estaria coberta de areia até o pescoço e sonhou que a ela tinha prometido-lhe que se ele a desenterrasse ela iria transformá-lo no futuro rei do Egito. Ele teria a desenterrado e se tornado um grande rei, mesmo seu reinado durando pouco tempo, cerca de dez anos. A época de seu reinado teria sido um período de muita paz no Egito.Esfinge de Gizé |
Estatueta do grande rei Tutmés. |
Fontes:
Comentários
Postar um comentário