Pular para o conteúdo principal

Odisseu ou Ulisses

Odisseu, ou, como também pode ser chamado, Ulisses, é um personagem da mitologia grega criado por Homero, originando a famosa Odisseia, uma obra que relata as aventuras de um rei, nesse caso o rei de Ítaca, que vive entre as graças e a ira dos deuses. 
Odisseu era casado com Penélope, com quem teve um filho chamado Telêmaco. Ele foi apaixonado por sua cunhada, Helena, esposa de Menelau. 
Mas, então, os gregos e os troianos acabaram entrando em uma grande guerra. Tudo isso aconteceu por causa do rapto da princesa Helena , por Páris (filho do rei Príamo de Troia). Isto ocorreu quando o príncipe troiano foi à Esparta, em missão diplomática, e acabou apaixonando-se por Helena. O rapto deixou Menelau enfurecido, fazendo com que este organizasse um poderoso exército. Reuniu exércitos de diversos povos da Grécia para ajudar a recuperar Helena. O general Agamenon foi designado para comandar o ataque aos troianos. Usando o mar Egeu como rota, mais de mil navios foram enviados para Troia.
Odisseu é obrigado a abandonar a esposa e o filho, que na época estava com um mês, e embarcar para a guerra de Troia, que dura 10 anos e seu regresso mais 17. Durante os nove anos dos dez que foram guerra não aconteceu praticamente nada, somente durante um ano, graças à grande ideia de Odisseu.
Ele idealizou um grande cavalo, onde entraria um grande número de soldados gregos dentro. Então, o exército grego se retirou da linha de frente dos grandes muros de Troia, deixando apenas o grande cavalo e parte do exército dentro dele.
Os romanos, então, acharam que os gregos haviam se rendido e deixado o cavalo como um presente de despedida. Sendo assim, levaram o cavalo para dentro dos muros de Troia sem saber que havia guerreiros dentro dele. A cidade de Troia entrou em festa, acreditando que enfim a guerra havia acabado. 
Porém, pela madrugada, quando a cidade toda estava dormindo, cansada pelas festas, os soldados saíram de dentro do cavalo e atacaram toda a cidade, ferindo todos, sendo mulheres, homens, crianças ou idosos. Porém, mesmo tendo ganhado a guerra, os troianos lutaram com coragem, não cansaram e acabaram matando quase todos os gregos. Os que sobraram voltaram com Odisseu.
Enquanto isso, sua esposa, Penélope, estava sendo pressionada pelo grande número de pretendentes que queriam sua mão, pois acreditavam que Odisseu estava morto.  Eles queriam na verdade tomar o cargo de rei e ter o poder sobre toda Grécia, sem contar tê-la como esposa.
Com tamanha pressão sobre sua mãe, Telêmaco resolve sair a procura de seu pai. Nessa busca ele leva alguns companheiros para ajudá-lo a seguir os passos de Odisseu. Eles vão para Esparta e outras cidades em busca de pistas para ajudá-los a descobrir para onde ir. 
Odisseu e o resto do exército procurou incansavelmente por Helena, mas ela nunca foi encontrada.
Na viagem de volta Odisseu passa por muitas peripécias. Depois de um tempo viajando, chega a Ilha paradisíaca dos Ciclopes, onde ele e mais seis de seus homens são presos em uma gruta pelo cíclope Polifemo, filho do deus do mar, Poseidon. Ele devorou dois de seus tripulantes e quase matou todos. Mas isso não aconteceu por causa de Odisseu, que embebedou Polifemo, fazendo-o dormir por conta da grande quantidade de álcool ingerida e, assim que ele pegou no sono Odisseu furou seu único olho, deixando Poseidon furioso por ele ter cegado seu filho. Depois disso saíram as pressas da ilha.
Quando chegaram na ilha de Éolo, o famoso deus do vento, ganharam de presente um odre que continha grandes e poderosas forças do vento. Essas levariam eles para Ítaca se seus tripulantes não tivessem sido tão curiosos a ponto de acreditar que dentro do odre poderiam haver riquezas. Eles, então, abriram o odre que os arremessou de volta para a ilha de Éolo, deixando o deus, por sua vez, furiosíssimo.
Ele não os ajudou novamente e fez com que eles encontrassem sozinhos o caminho de volta para casa. Mas, na verdade, eles foram parar em uma terra de gigantes, que devoraram seu mensageiro e atiraram pedras contra eles. Desse ataque somente se salvou o navio de Odisseu, que escapou em alta velocidade e foi direto para a ilha de Circe, filha do deus do Sol, Hélio.
Parte da tripulação de Odisseu foi seduzida por Circe, que os enganou com comidas e bebidas encantadas, que transformariam os homens em porcos. Eles beberam e comeram e acabaram sendo enfetiçados do modo previsto. Um homem, porém, conseguiu se salvar e foi avisar Odisseu sobre o que havia acontecido.
Odisseu, então, intrigado, foi pedir ajuda a Atena, que o deu uma bebida que era um antídoto para os feitiços da bruxa. Lá foi Odisseu pedir para Circe uma taça de "vinho" e um "pão" para saciar sua fome. Ela o deu, com maior prazer, e quando percebeu que seu feitiço não fazia efeito desfez o encanto e ainda hospedou todos os marinheiros em sua casa. Ela e Odisseu chegaram a ter um romance, de onde nasceu Telegono.
Depois de um tempo na ilha de Circe, Odisseu acabou perdendo a direção da ilha de Ítaca, mas mesmo assim resolveu que partir seria a melhor opção para ambos os lados. Então eles partiram.
No caminho, encontraram algumas sereias, conhecidas por seduzir e devorar homens, respectivamente. Com seu canto conseguiam tudo que queriam, mas não sabiam que Odisseu tinha tanto auto-controle. Todos os seus homens foram atraídos, mas ele foi mais rápido e decidiu colocar nos ouvido cera, para que não pudessem ouvir o canto e, consequentemente, serem seduzidos.
Eles passaram por outras diversas peripécias até chegar a Trinácia, onde Hélio guardava seus rebanhos. Certo dia, quando Odisseu adormeceu, os guerreiros desobedeceram suas ordens e mataram algumas vacas que pertenciam ao rebanho de Hélio. Este ficou muito furioso e queixou-se para Zeus, que por sua vez, destruiu toda a embarcação em alto mar e matou todos os homens, poupando apenas Odisseu, que não tocou em nos animais. Mesmo assim ele ficou agarrado a um pedaço de madeira vindo de um tronco de árvore durante nove dias, até chegar a ilha de Ogígia, onde era lar da ninfa Calipso, por quem se apaixonou instantaneamente e teve muitos outros filhos. Permaneceu lá durante muitos anos.
Enquanto isso, em Ítaca, Penélope esperava fielmente o retorno de seu marido e se sentindo cada vez mais pressionada decidiu contar aos seus pretendentes que só se casaria depois de terminar de tecer uma manta, em que tecia durante o dia e desmanchava todo seu trabalho durante a noite para atrasar cada vez mais a tarefa.
Zeus, então, ordenou a Calipso que deixasse Odisseu retornar. Em uma pequena e frágil jangada ele atravessou o mar e chegou quase morto do outro lado, pois Poseidon ainda o atormentava por ter matado seu filho Polifemo.
Do outro lado do oceano se encontrava Esquéria, onde Odisseu foi achado nu e desacordado na praia pela princesa Nausicaa. Com o auxilio de seu pai, rei Alcinoo, cuidou dele e deram-lhe alguns presentes, além de prometerem ajudá-lo a voltar para casa.
Com a ajuda dos marinheiros que lá moravam conseguiu voltar a Ítaca e quase foi atingido pela Ira de Poseidon, que castigou o  povo de lá por ajudá-lo. Ao pisar em Ítaca Atena disfarçou Odisseu como um mendigo para que ninguém o reconhecesse.
Foi procurar o porqueiro chefe, que sempre fora seu fiel escudeiro e, sem contar quem realmente era, perguntou a ele o que estava acontecendo, o homem, como era muito gentil, lhe contou em detalhes o que estava acontecendo e o hospedou por lá mesmo.
Enquanto estava na casa do porqueiro, Odisseu foi procurar seu filho Telêmaco que voltava de sua busca. Contou ao filho que estava disfarçado e os dois juntos novamente começaram a planejar um plano para se livrarem dos pretendentes de Penélope.
Telêmaco levou o "mendigo" para o castelo e exigiu que ele fosse tratado como um hóspede. Ninguém o  reconheceu, com exceção de uma ama que o criava desde criança. Ela se chamava Euricléia e prometeu guardar segredo.
Então, no dia seguinte, quando Odisseu estava na presença de Penélope a contou que o marido dela estava vivo e ela lhe confessou que não aguentava mais a pressão e que no dia seguinte faria uma competição e quem conseguisse atirar perfeitamente com o arco de Odisseu ganharia a competição e poderia se casar com ela, se tornando o rei de Ítaca.
Como era de se esperar nenhum pretendente conseguiu atirar, pois não conhecia a arma. Então, quando foi a vez de Odisseu, ainda disfarçado de mendigo todos riram dele, mas com uma naturalidade impressionante ele atirou e acertou. Em seguida, ele, seu filho e alguns de seus servos mais fiéis mataram todos os pretendentes depois de revelar sua verdadeira identidade. Depois tiveram que lutar contra a família e os amigos dos pretendentes que haviam morrido, dessa vez com a ajuda de Zeus e Atena.

Réplica do cavalo de Troia localizada na Turquia.

FONTES:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Fria, um conflito entre URSS e EUA

A gerra fria foi uma guerra sem embate militar direto e declarado. Durou de 1945 a 1991, tendo início logo após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, em que os EUA acreditavam e lutavam pelo capitalismo, enquanto a União Soviética acreditava numa ideia contrária, a do comunismo. Inicialmente precisamos saber a diferença entre capitalismo e comunismo. Podemos definir capitalismo como um sistema que se baseia na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, enquanto comunismo é um sistema que se baseia em um partido único, economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Então, na segunda metade da década de 1940 até 1989 essas duas grandes potências tentaram implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos.  A Guerra Fria não foi um conflito propriamente aramado, pois tanto a URSS quanto os EUA tinham grandes armas e bombas nucleares que, se fossem usadas diretamente, iriam acabar com a ex

Megafauna

Depois de os dinossauros serem extintos, alguns mamíferos encontraram condições favoráveis para evoluir e começar a dominar a Terra. Esses mamíferos se desenvolveram tanto e acabaram se tornando gigantes. Eles habitaram o Rio Grande do Sul e os fósseis mais antigos já encontrados são de cerca de 120 mil anos. No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo. Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros. Muitos desses seres pareciam vi

A história da Mesopotâmia.

As primeiras civilizações que se tem conhecimento surgiram entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, esses rios abrangem o território da Turquia, da Síria e do Iraque e desaguam, por fim, no Golfo Pérsico. A região entre esses rios era chamada de Mesopotâmia (terra entre rios) pelos gregos.  Os seres humanos que viveram nessa época nessa região construíram recursos hídricos para maior utilização dos recursos que a natureza oferecia. Eram estes: barragens e canais para represar e distribuir a água para lugares mais secos do que o normal e sistemas de drenagem para os campos mais alagados. Essas ferramentas quando instaladas ajudaram na agricultura e na criação de animais, no crescimento da população e no surgimento das primeiras aldeias. Cerca de 3000 a.C., as cidades eram muito importantes. Inicialmente eram independentes e cada uma delas tinha um sacerdote que governava no seu próprio templo, administrando e mantendo-as em ordem. Posteriormente as coisas mudaram e à medida q