Pular para o conteúdo principal

Segunda Guerra Mundial

Um conflito de enorme magnitude, que se iniciou na Europa, e rapidamente, se espalhou pela África e Ásia. Um dos principais motivos para o inicio de uma das guerras mais estudadas no mundo foi o surgimento de governos totalitários, com fortes objetivos militaristas e expansionistas na Europa, na década de 1930.
Na Alemanha surge o nazismo, onde Adolf Hitler é o líder e pretende expandir o território alemão, desrespeitando o Tratado de Versalhes. Enquanto isso, na Itália o Partido Fascista crescia e era liderado por Benito Mussolini, um homem sem limites.
Durante esse período, tanto a Itália quanto a Alemanha enfrentavam uma grave crise econômica. Milhões de cidadãos estavam desempregados e uma das soluções tomadas pelos governos fascistas foi a industrialização, principalmente na criação de indústrias de armazenamento e equipamentos bélicos (de guerra).
O Japão, na Ásia, também possuía o desejo de expandir seus domínios para territórios vizinhos. Então, esses três países (Itália, Alemanha e Japão), com os mesmos desejos expansionistas uniram-se e formaram o Eixo. Esse foi um acordo que teve fortes características militares e planos de conquistas elaborados em comum acordo.
O marco inicial dessa famosa guerra aconteceu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia e de imediato a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha. Formaram-se assim dois grupos, os Aliados, formados pela Inglaterra, URSS, França e Estados Unidos e o Eixo, formado pela Alemanha, Itália e Japão.
O período entre 1939 e 1941 foi marcado e conhecido por vitórias do Eixo. Operações eram comandadas pelas forças armadas alemãs, que conquistaram o norte da França, Iugoslávia, Polônia, Ucrânia, Noruega e territórios no norte da África.
Em 1941 o Japão ataca a base militar norte-americana de Pearl Harbor, no Oceano Pacífico. Esse fato foi considerado traição pelos note-americanos e assim, os Estados Unidos entraram na guerra ajudando os Aliados.
Entre 1941 e 1945 o Eixo sofre diversas derrotas devido a entrada dos Estados Unidos no lado contrário da guerra. Os Aliados ganham força nas frentes de batalhas.
O Brasil também participa diretamente, enviando para a Itália pracinhas da FEB (Força Expedicionária Brasileira). Os cerca de 25 mil soldados brasileiros conquistam a região, somando uma importante vitória ao lado dos Aliados.
Esse conflito terminou somente em 1945, quando Itália e Alemanha assinaram o tratado de rendição. O Japão foi o último país a assiná-lo e com a demora para fazer o mesmo acabou sofrendo ataques desnecessários dos Estados Unidos, que despejaram bombas nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Com o final da guerra, foi criada a ONU (Organizações das Nações Unidas), cujo objetivo principal seria manutenção da paz entre as nações.

CURIOSIDADES:


  • Envolveu setenta nações e foi travada em todos os continentes, seja direta ou indiretamente.
  • O número de mortos superou 50 milhões e foram cerca de 28 milhões de mutilados.
  • A evolução da aviação e das armas autopropulsadas permitiu-lhes que a antiga separação entre a linha de frente e a retaguarda fosse suprimida.
  • Esse conflito gastou cerca de 1 trilhão e 500 bilhões de dólares, enquanto a primeira guerra gastou somente 208 bilhões.                                  
Adolf Hitler



Bombas lançadas pelos Estados Unidos no Japão





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Fria, um conflito entre URSS e EUA

A gerra fria foi uma guerra sem embate militar direto e declarado. Durou de 1945 a 1991, tendo início logo após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, em que os EUA acreditavam e lutavam pelo capitalismo, enquanto a União Soviética acreditava numa ideia contrária, a do comunismo. Inicialmente precisamos saber a diferença entre capitalismo e comunismo. Podemos definir capitalismo como um sistema que se baseia na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, enquanto comunismo é um sistema que se baseia em um partido único, economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Então, na segunda metade da década de 1940 até 1989 essas duas grandes potências tentaram implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos.  A Guerra Fria não foi um conflito propriamente aramado, pois tanto a URSS quanto os EUA tinham grandes armas e bombas nucleares que, se fossem usadas diretamente, iriam acabar com a ex

Megafauna

Depois de os dinossauros serem extintos, alguns mamíferos encontraram condições favoráveis para evoluir e começar a dominar a Terra. Esses mamíferos se desenvolveram tanto e acabaram se tornando gigantes. Eles habitaram o Rio Grande do Sul e os fósseis mais antigos já encontrados são de cerca de 120 mil anos. No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo. Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros. Muitos desses seres pareciam vi

A história da Mesopotâmia.

As primeiras civilizações que se tem conhecimento surgiram entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, esses rios abrangem o território da Turquia, da Síria e do Iraque e desaguam, por fim, no Golfo Pérsico. A região entre esses rios era chamada de Mesopotâmia (terra entre rios) pelos gregos.  Os seres humanos que viveram nessa época nessa região construíram recursos hídricos para maior utilização dos recursos que a natureza oferecia. Eram estes: barragens e canais para represar e distribuir a água para lugares mais secos do que o normal e sistemas de drenagem para os campos mais alagados. Essas ferramentas quando instaladas ajudaram na agricultura e na criação de animais, no crescimento da população e no surgimento das primeiras aldeias. Cerca de 3000 a.C., as cidades eram muito importantes. Inicialmente eram independentes e cada uma delas tinha um sacerdote que governava no seu próprio templo, administrando e mantendo-as em ordem. Posteriormente as coisas mudaram e à medida q