Pular para o conteúdo principal

Nise da Silveira: Médica Brasileira que Revolucionou o Estudo Psiquiátrico

Hoje, após ler uma reportagem incrível sobre Nise da Silveira, nada mais justo do que dedicar uma pesquisa para uma mulher tão especial como ela! Nise da Silveira foi uma famosa médica e psiquiatra nascida em Maceió (AL) em 1905, que ingressou na faculdade de medicina de Salvador em 1921 (16 anos) como a única mulher da turma, além de ser uma das primeiras médicas do Brasil. Além de tudo, ela foi a aprendiz do famoso Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço.
Em 1933, passou num concurso público para o “Serviço de Assistência a Psicopatas e Profilaxia Mental” no Hospital Pedro II, Rio de Janeiro. Desde esse momento, pesquisando e estudando muito, começou a acreditar que utilizar técnicas artísticas e presença de animais em tratamentos psicológicos revolucionaria os estudos psicológicos. Também acreditava em técnicas tradicionais, como eletrochoque, uso de drogas e confinamento médico.
Em 1936 ficou um ano presa por ser denunciada por posse de livros marxistas, que criticam fortemente os métodos capitalistas. Na sua prisão encontrava-se também o grande e apreciado autor Graciliano Ramos, que narrou sua amizade com ela em um de seus livros, Memórias do Cárcere. 
Depois de solta, por discordar dos tratamentos usados, foi transferida para outra seção do hospital, chamada de Seção de Terapia Ocupacional, que consistia basicamente em limpeza e manutenção, mas de algum modo conseguiu, com muito esforço, criar ateliês de pintura e modelagem para os pacientes. As obras de seus pacientes comprovaram as teoria de seu mestre, Jung, sobre o inconsciente coletivo. 
No Rio de Janeiro, em 1952, fundou o Museu do Inconsciente para abrigar esse acervo e, em 1956, a Casa das Palmeiras, que funciona como um centro de reabilitação para pacientes egressos em hospitais psiquiátricos.
Em 1961 foi convidada pelo presidente Jânio Quadros para palestras sobre o desenvolvimento  da terapeutica ocupacional em hospitais psiquiátricos fererais.
Faleceu em 1999, com 93 anos. 

Nise da Silveira com seu mentor, Jung.
    



Fontes: http://lattes.cnpq.br/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Fria, um conflito entre URSS e EUA

A gerra fria foi uma guerra sem embate militar direto e declarado. Durou de 1945 a 1991, tendo início logo após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, em que os EUA acreditavam e lutavam pelo capitalismo, enquanto a União Soviética acreditava numa ideia contrária, a do comunismo. Inicialmente precisamos saber a diferença entre capitalismo e comunismo. Podemos definir capitalismo como um sistema que se baseia na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, enquanto comunismo é um sistema que se baseia em um partido único, economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Então, na segunda metade da década de 1940 até 1989 essas duas grandes potências tentaram implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos.  A Guerra Fria não foi um conflito propriamente aramado, pois tanto a URSS quanto os EUA tinham grandes armas e bombas nucleares que, se fossem usadas diretamente, iriam acabar com a ex

Megafauna

Depois de os dinossauros serem extintos, alguns mamíferos encontraram condições favoráveis para evoluir e começar a dominar a Terra. Esses mamíferos se desenvolveram tanto e acabaram se tornando gigantes. Eles habitaram o Rio Grande do Sul e os fósseis mais antigos já encontrados são de cerca de 120 mil anos. No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo. Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros. Muitos desses seres pareciam vi

A história da Mesopotâmia.

As primeiras civilizações que se tem conhecimento surgiram entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, esses rios abrangem o território da Turquia, da Síria e do Iraque e desaguam, por fim, no Golfo Pérsico. A região entre esses rios era chamada de Mesopotâmia (terra entre rios) pelos gregos.  Os seres humanos que viveram nessa época nessa região construíram recursos hídricos para maior utilização dos recursos que a natureza oferecia. Eram estes: barragens e canais para represar e distribuir a água para lugares mais secos do que o normal e sistemas de drenagem para os campos mais alagados. Essas ferramentas quando instaladas ajudaram na agricultura e na criação de animais, no crescimento da população e no surgimento das primeiras aldeias. Cerca de 3000 a.C., as cidades eram muito importantes. Inicialmente eram independentes e cada uma delas tinha um sacerdote que governava no seu próprio templo, administrando e mantendo-as em ordem. Posteriormente as coisas mudaram e à medida q