Pular para o conteúdo principal

Árabes e o Islamismo

Península Arábica:
A civilização árabe-muçulmana surgiu na Península Arábica. Algumas de suas principais características são:
*Área banhada pelo Golfo Pérsico, a leste; Mar Vermelho, a oeste; e Mar Arábico, ao sul;
*Clima quente e seco;
*Planícies áridas e enormes desertos pontilhados de oásis;

Península Arábica.
Distribuição de Povos pela Península no Século VI:

ÁRABES: Dispersos pela planície. Cada um com seu modo de viver e seus próprios líderes.
BEDUÍNOS: Seres nômades. Criação de animais capazes de suportar clima quente e seco dos desertos. Ex.: camelos, cabras e carneiros.
AGRICULTORES: Viviam em torno dos oásis. Cultivavam plantas como palmeiras e tamareiras e cereais como o trigo.
ARTESÃOS/MERCADORES: Viviam em pequenos vilarejos, onde ocorriam as feiras. Alguns desses vilarejos se tornaram, futuramente, cidades com intensa atividade comercial. Os mercadores possuíam grande prestígio e eram respeitados.

MECA, SÉCULO VII:

Enquanto os germanos disputavam entre si pelas terras da Europa Ocidental, na Arábia, a cidade de Meca se destacava como principal centro religioso da região. 
Todos os anos os muçulmanos suspendiam qualquer tipo de atividade que pudessem ter para ir a Meca orar, pedir e agradecer. As orações eram feitas em torno da Caaba, o principal templo religioso para os muçulmanos.
A Caaba é um grande templo religioso em forma de um cubo, repleta de imagens de diversos deuses, pois, na época, eram politeístas.
Dentro da Caaba estava, e ainda está, a Pedra Negra que, segundo o islamismo, era branca no início e, com os passar do tempo, ela foi escurecendo devido aos pecados humanos.
A Caaba era controlada por ricos comerciantes da tribo coraixita.

Nesta imagem pode-se ver milhares de fiéis orando em torno da
Caaba, em Meca, na Arábia Saudita.

Maomé:
Por volta de 570 d.C nasce Maomé, em uma humilde família da tribo coraixita. Ainda pequeno, aos seis anos, se torna órfão e vai morar com o avô entre os beduínos, no deserto. Quando completa quinze anos decide voltar para Meca e começar a trabalhar como condutor de caravanas viajando longas  distâncias, tais como Síria e Palestina. Durante essas viagens teve contato com duas importantes religiões, ambas monoteístas, sendo elas o cristianismo e o judaísmo. 
Ao completar vinte e cinco anos casou-se com uma viúva chamada Cadija. Pouco tempo depois interessou-se pela vida religiosa e passou a fazer retiros religiosos nas montanhas da região. Segundo a Bíblia, em um desses retiros, Maomé recebeu uma visita do arcanjo Gabriel, que lhe disse que existe somente um Deus, Alá, e quem o aceitasse poderia confiar na sua misericórdia.
Maomé começa a pregar a crença em um Deus único e verdadeiro. Com isso, reuniu um grupo de seguidores, os então denominados, muçulmanos. Isso desagradou muitos comerciantes coraixitas, que lucravam com a multidão de pessoas que iam a Meca adorar os deuses de seu templo. Então, Maomé passa a ser perseguido pelos comerciantes e decide se mudar de Meca para Medina, conhecida como Yatreb na época. Esse episódio é conhecido até hoje como Hégira e ocorreu em 622, data usada como o primeiro dia do calendário dos muçulmanos.
Oito anos depois, Maomé e seus seguidores conquistam Meca com uso de armas, destruindo estátuas de deuses. Conservam Caaba e Pedra Negra. O retorno de Maomé a Meca marca o nascimento/início do Islamismo. Observação: Muçulmano significa, em árabe, "submetido a Deus".
Logo, Meca torna-se a capital da religião muçulmana, mesmo Medina continuando como capital política e lugar de residência de Maomé.
O profeta, Maomé, passa a governar uma vasta região da Arábia. O dinheiro utilizado na expansão provinha de doações e dos impostos cobrados aos que se convertiam. Maomé falece, em 632, e havia deixado como legado um Estado Árabe, que ele acabou criando com o surgimento do islã.

CORÃO:

Como Maomé não deixou nada escrito, seus seguidores foram anotando suas pregações e seus ensinamentos e, após sua morte, Abu Bakr, sucessor imediato de Maomé, ordena que todas as anotações fossem reunidas com o intuito de formar o Corão. Duas décadas depois já existia a versão definitiva do Corão.


Alcorão
ISLAMISMO:

Seu princípio fundamental é o monoteísmo, ou seja, a crença em um Deus único. Por ser considerado uma religião simples, se espalhou rapidamente pelo mundo.
Todo muçulmano tem algumas obrigações, como:


  1. Crer somente em Alá e seguir os ensinamentos de Maomé, considerado seu mensageiro;
  2. Orar 5 vezes ao dia com o rosto voltado para Meca;
  3. Dar aos necessitados ajuda proporcional aos bens que possui;
  4. Jejuar durante os 30 dias do Ramadã. O fiel não deve ingerir nada antes do nascer ou do pôr do sol;
  5. Se tiver condições financeiras, deve ir a Meca pelo menos uma vez na vida.

Resultado de imagem para muçulmanos

XIITAS E SUNITAS:

Quando Maomé morre, em 632, há início de disputas entre seus sucessores, os denominados califas. Os primeiros 4 califas foram eleitos entre os parentes de Maomé. O quarto califa, de nome Ali e genro de Maomé, é assassinado. Os muçulmanos dividem-se quanto a sucessão. Uns querem que o próximo califa seja da família de Maomé e outros dizem que isso não tem necessidade. A vitória acaba na mão de um governante sírio que não era parente de Maomé. A minoria de revolta, formando o grupo dos xiitas e a maioria compõe o grupo dos sunitas.

EXPANSÃO ISLÂMICA:

Os califas partem para a conquista de terras e povos para o Islamismo, tendo como justificativa o jihad, também conhecido como guerra santa contra os infiéis. Fatores da expansão: 

  1. Interesse em conquistar terras, assim expandindo o comércio e;
  2. Fortalecer a crença de quem morresse lutando ganharia o paraíso.
Com a morte de Ali, o poder passa à mão dos Omíadas, uma importante família da cidade de Meca. No poder dessa família, os muçulmanos conquistam terras de leste a oeste.
Em seguida, partindo do continente africano tomam a Península Ibérica, em 711. Ao tentarem se expandir além dessa península são barrados pelos francos na Batalha de Poitiers, em 732.

COMÉRCIO ÁRABE E A CULTURA ISLÂMICA:

Resultado de imagem para tapetes árabesComércio: Destacam-se até hoje como grandes comerciantes. Cresce de modo extraordinário com a formação e a expansão do Império Islâmico. Árabes transportavam e vendiam artigos de luxo, como tapetes, seda, armas, etc. Eles aperfeiçoaram o uso de recibos, cheques e cartas de crédito. Também praticavam artesanato. 





Imagem relacionada




Cultura: Civilização islâmica: sobretudo urbana e comercial. Descobriram o contágio por meio da água, da comida e das roupas. Identificaram causas de doenças contagiosas e muito conhecidas, tais como a varíola e o sarampo, além de inventarem o sabão e descobrir o álcool.



Fontes: Livro de História, Sociedade e Cidadania 7° ano. Editora FTD. Escrito por Alfredo Boulos Júnior.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Guerra Fria, um conflito entre URSS e EUA

A gerra fria foi uma guerra sem embate militar direto e declarado. Durou de 1945 a 1991, tendo início logo após a Segunda Guerra Mundial. Foi uma disputa entre Estados Unidos e União Soviética, em que os EUA acreditavam e lutavam pelo capitalismo, enquanto a União Soviética acreditava numa ideia contrária, a do comunismo. Inicialmente precisamos saber a diferença entre capitalismo e comunismo. Podemos definir capitalismo como um sistema que se baseia na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada, enquanto comunismo é um sistema que se baseia em um partido único, economia planificada, igualdade social e falta de democracia. Então, na segunda metade da década de 1940 até 1989 essas duas grandes potências tentaram implantar em outros países seus sistemas políticos e econômicos.  A Guerra Fria não foi um conflito propriamente aramado, pois tanto a URSS quanto os EUA tinham grandes armas e bombas nucleares que, se fossem usadas diretamente, iriam acabar com a ex

Megafauna

Depois de os dinossauros serem extintos, alguns mamíferos encontraram condições favoráveis para evoluir e começar a dominar a Terra. Esses mamíferos se desenvolveram tanto e acabaram se tornando gigantes. Eles habitaram o Rio Grande do Sul e os fósseis mais antigos já encontrados são de cerca de 120 mil anos. No território que atualmente corresponde a Uruguaiana, foram encontrados os fósseis mais antigos, de 120 mil anos atrás, de Taiassuídeos, uma espécie de porco primitivo. Essa espécie de mamíferos gigantes, denominada megafauna, habitou todas as regiões, até que acabaram se extinguindo há cerca de 10 mil anos atrás. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, apesar de seu tamanho e aspecto a maioria deles era inofensiva. Na verdade apenas um era muito agressivo, o Esmilodonte, que era uma espécie de tigre dente-de-sabre, maior que um leão, vindo do hemisfério do norte. Ele era carnívoro e apenas suas presas chegavam a alcançar 20 centímetros. Muitos desses seres pareciam vi

A história da Mesopotâmia.

As primeiras civilizações que se tem conhecimento surgiram entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente, esses rios abrangem o território da Turquia, da Síria e do Iraque e desaguam, por fim, no Golfo Pérsico. A região entre esses rios era chamada de Mesopotâmia (terra entre rios) pelos gregos.  Os seres humanos que viveram nessa época nessa região construíram recursos hídricos para maior utilização dos recursos que a natureza oferecia. Eram estes: barragens e canais para represar e distribuir a água para lugares mais secos do que o normal e sistemas de drenagem para os campos mais alagados. Essas ferramentas quando instaladas ajudaram na agricultura e na criação de animais, no crescimento da população e no surgimento das primeiras aldeias. Cerca de 3000 a.C., as cidades eram muito importantes. Inicialmente eram independentes e cada uma delas tinha um sacerdote que governava no seu próprio templo, administrando e mantendo-as em ordem. Posteriormente as coisas mudaram e à medida q